Em 1895, Thomas Royal fabricou o primeiro pacote de café de várias camadas de papel. Yu me disse que ter várias camadas é uma parte fundamental de uma embalagem eficaz. “Uma camada raramente é suficiente para proteger o aroma dos grãos de café torrados”, explica ela. “Para se proteger contra umidade, oxigênio, luz solar, calor e outros fatores, você precisa de materiais diferentes.”
Em seu estudo, Smrke testou a eficácia do alumínio como camada interna em embalagens de café. Ele descobriu que essa era a barreira de oxigênio mais eficaz quando comparada ao plástico, papel e outras alternativas mais porosas. O alumínio também oferece proteção contra umidade.
No entanto, as camadas de embalagem de alumínio produzidas em massa podem ser caras. Como tal, são frequentemente substituídas por filmes metalizados (filmes de polímero revestidos com uma fina camada de alumínio).
Yu acrescenta que pesquisadores e fabricantes de embalagens também estão procurando opções mais sustentáveis que possam ser facilmente biodegradadas ou reintroduzidas na cadeia produtiva. Ela me conta que, neste ano, a MTPak Coffee lançou uma embalagem multicamadas totalmente reciclável que preserva o aroma do café torrado.
Essa embalagem, ela me conta, tem apenas duas camadas distintas. Ela explica que usar menos camadas reduz o impacto ambiental da embalagem e, por fim, minimiza sua pegada de carbono durante a fabricação.